XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ03.325-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

PENSAMENTO COMPLEXO: UMA ABORDAGEM PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

Adélia Caroline Félix da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

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Esse artigo apresenta algumas proposições acerca do pensamento complexo, pontuando-as como aliadas epistemológicas no processo da Comunicação Social. Processo este que não é, em suas diretrizes, um fenômeno singular. Propõe-se pensar na perspectiva denominada por Morin como Paradigma da Complexidade, situando-o como um aporte possível e necessário ao campo das Relações Públicas. O artigo também coloca a necessidade de abrir as Relações Públicas ao pensamento complexo, indicando que esta abertura poderia ocorrer nos próprios cursos de Comunicação Social por meio de um trânsito maior entre as disciplinas curriculares e pela consolidação de uma formação mais transdisciplina, com ganhos para academia, mercado e sociedade.
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Palavras-chave:  Comunicação, Relações Públicas, Complexidade
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