IJ: Interfaces Comunicacionais A LEITURA NOS AMBIENTES DIGITAIS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Verônica Almeida de Oliveira Lima (Faculdade Reinaldo Ramos); Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)
ResumoEste trabalho enfoca as práticas de leitura dos estudantes do ensino superior na esfera do ciberespaço. Através da confluência de métodos quali-quantitativos, via aplicação de questionário e levantamento bibliográfico, expomos argumentos que corroboram as transformações provocadas pela denominada cibercultura. Para tanto, abordamos as práticas de leitura e suas implicações na formação dos indivíduos do ponto de vista histórico, social e educacional; em seguida, discutimos os aspectos que as perpassam e seus impactos na construção do conhecimento. Mediante relatos de experiências de alunos dos cursos de Direito e Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Faculdade Reinaldo Ramos, verificamos a influência do computador no processo de leitura e no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos sujeitos.
Palavras-chave: leitura, internet, cibercultura, ciberespaço |