XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.334-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A LEITURA NOS AMBIENTES DIGITAIS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Verônica Almeida de Oliveira Lima (Faculdade Reinaldo Ramos); Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Este trabalho enfoca as práticas de leitura dos estudantes do ensino superior na esfera do
ciberespaço. Através da confluência de métodos quali-quantitativos, via aplicação de
questionário e levantamento bibliográfico, expomos argumentos que corroboram as
transformações provocadas pela denominada cibercultura. Para tanto, abordamos as
práticas de leitura e suas implicações na formação dos indivíduos do ponto de vista
histórico, social e educacional; em seguida, discutimos os aspectos que as perpassam e
seus impactos na construção do conhecimento. Mediante relatos de experiências de
alunos dos cursos de Direito e Comunicação Social, habilitação em Publicidade e
Propaganda, da Faculdade Reinaldo Ramos, verificamos a influência do computador no
processo de leitura e no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos sujeitos.


Palavras-chave:  leitura, internet, cibercultura, ciberespaço
਍ഀ