IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO DE MASSA, MARKETING AMBIENTAL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SOB A ÓTICA CAPITALISTA1 Matheus Pereira Mattos Felizola (universidade federal de Sergipe)
ResumoA sociedade através do processo de globalização iniciado com a economia movida pela industrialização chegou a um estágio de consumismo que tem gerado efeitos negativos para ela mesma. O que se observa é um sistema de retro-alimentação onde quanto mais se produz, mais se consome e vice-versa. Utilizando o método de pesquisa exploratória, fez-se uma reflexão acerca do assunto, possibilitando assim alcançar o objetivo deste artigo: esclarecer a relação entre Comunicação, Marketing ambiental e Preservação do meio ambiente sob a ótica capitalista, mostrando que ao empregar estratégias de marketing ambiental, a entidade pode aumentar sua credibilidade e legitimidade, definir sua personalidade, área de atuação e imagem, além de agregar valor à marca junto aos diversos compradores.
Palavras-chave: Comunicação de massa, Marketing Ambienta, Mercado Verde, Preservação ambiental |