XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.368-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

“HISTÓRIAS” QUE (RE)CRIAM A HISTÓRIA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS DO JORNAL À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Refletir sobre o sentido transdisciplinar do saber no processo de construção do conhecimento torna-se uma das contribuições do pensamento complexo para a educação, a fim de reconfigurar a ação pedagógica. Nessa perspectiva, o ensino de História pode adotar recursos comunicacionais para fomentar “diálogos de saberes”. Analisando-se as possibilidades educativas do jornal à luz do pensamento complexo, emerge a percepção de que a História e a Comunicação criam laços interdisciplinares, transcendendo seus campos e gerando elos convergentes de aprendizagens
ressignificadas. Partindo de uma investigação empírica, este texto reflete sobre o jornal no contexto educativo, a fim de inspirar uma prática docente que considere uma nova inteligibilidade do real histórico na sua interface com o campo da comunicação.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  comunicação, ensino de história, jornal, pensamento complexo
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