XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ08.417-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

POR UMA OUTRA ESTRATÉGIA: ANÁLISE SOBRE JOVENS INTERNOS, CONSUMO CULTURAL E OS MEDIAS

Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos (Universidade do Estado da Bahia); Carla Conceição da Silva Paiva (Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

Este estudo é resultado de uma investigação científica sobre os efeitos em jovens da influência do consumo dos medias junto à carência de aparato cultural, considerando tais comportamentos e estruturas como fatores pontencializadores e interrelacionados

਍ഀ

com as situações de conflito com a lei. Para tanto, desenvolveu-se uma análise sobre a vida de adolescentes em estágio de reabilitação na cidade de Juazeiro-BA, problematizando os processos de subjetivação desses e os níveis de conexões que se concentram na relação consumo cultural, medias e violência. Assim, de maneira geral,

਍ഀ

foi possível promover uma leitura ampla sobre as consequências dos valores vinculados nas mensagens disseminadas pelo universo midiático e a ineficiência de um equipamento cultural conscientizador no cotidiano de jovens em conflito com a lei.


Palavras-chave:  Cultura, Jovens, Cárcere, Medias, Subjetividade
਍ഀ