XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.425-1


IJ: Comunicação Multimídia

AS REDES SOCIAIS E O NOVO CONSUMIDOR DE NOTÍCIAS

Eloy Santos Vieira (Universidade Federal de Sergipe); Wilson Teles Barbosa Segundo (Universidade Federal de Sergipe); Monique Cristine Garcez Barros (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Frente ao crescimento vertiginoso do uso das redes sociais nos últimos anos por todo o mundo, tratadas aqui como redes sócio-virtuais, centramos nossa análise em estudos e pesquisas realizadas recentemente tanto no Brasil como em outros países, além disso filtramos alguns dados disponíveis em sites e blogs de vários países e procuramos suporte teórico em alguns autores. Nosso principal objetivo é evidenciar como o ‘novo consumidor de notícias’ filtra, acessa, reage, divulga e até participa do processo produtivo da notícia através de redes sócio-virtuais como o Twitter, o Facebook e o Orkut. Atualmente já há pesquisadores interessados em estudar as consequências dessa ‘virtualização’ das relações sociais, bem como suas implicações na esfera da informação como um produto noticioso.

Palavras-chave: redes sócio-virtuais; notícias; internet; jornalismo
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Palavras-chave:  redes sócio-virtuais, notícias, internet, jornalismo
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