XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ08.451-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

LADY GAGA E A ESTÉTICA DA HIPER-REALIDADE

Caio César Silva Cavalcante (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Danilo Moisés de Morais Rebouças (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

਍ഀ

No cenário da música pop atual, Lady Gaga apresenta-se como uma das artistas mais populares e bem sucedidas perante o público e crítica. A cantora utiliza de uma série de estratégias e artifícios bem definidos e, através de suas músicas, videoclipes, performances e demais elementos que compõem a sua estética, cria um mundo alternativo, no qual pretende inserir os seus fãs. Ao fundir realidade e fantasia, o mundo que constrói relaciona-se estreitamente com o conceito de hiper-realidade, abordado por teóricos como Jean Baudrillard e Umberto Eco. A partir da análise de conteúdo, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos da estética de Lady Gaga e entender como se dá a construção de seu mundo hiper-real.
਍ഀ


Palavras-chave:  Estética, Hiper-realidade, Lady Gaga
਍ഀ