XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.540-1


IJ: Jornalismo

INFLUÊNCIAS DA PUBLICIDADE SOBRE A MERCADORIA JORNALÍSTICA. ਍ഀ UMA ABORDAGEM DO JORNAL AQUI MARANHÃO਍ഀ

Marcos André Dias Soares (Universidade Federal do Maranhão); Andrea Lana Pereira de Barros (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

਍ഀ

O presente artigo tem como objeto o jornal popular Aqui Maranhão. O jornalismo atual passa por grandes transformações, tanto na parte visual quanto  no prórpio conteúdo jornalístico. As noticias estão atendendo a interesses secundários, como de propagandas publicitários ou da própria lógica mercadológica imposta pelo capitalismo. O jornal Aquí Maranhão é caracterizado por conter essas mudanças, sendo um bom exemplo do chamado jornalismo cor-de-rosa. O leitor é tratado como consumidor e as notícias jornalísticas transformam-se em mercadorias.

਍ഀ


Palavras-chave:  Jornalismo, Publicidade, Ética, Mercadoria
਍ഀ