XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT08.588-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

LADY GAGA NÃO É MADONNA (EMBORA A MÍDIA QUEIRA QUE SEJA): NOTAS SOBRE MITOS GERACIONAIS, ÍDOLOS PÓS-MODERNOS E MONSTRUOSIDADES

Thiago Soares (UFPB)

Resumo

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O artigo propõe uma leitura crítica sobre os discursos midiáticos a partir da interpretação das comparações entre as cantoras Lady Gaga e Madonna. A intenção é perceber como a noção de mito geracional, como proposta por Umberto Eco em seu livro “Apocalípticos e Integrados”, ainda norteia as disposições midiáticas, gerando observações calcadas no senso comum. Na análise proposta, reconhecemos como os discursos de Madonna e de Lady Gaga são distantes, sobretudo a partir da investigação de uma configuração da noção de idolatria e dos seus recursos retóricos.


Palavras-chave:  Estudos Culturais, Análise do Discurso, Análise de Produtos Midiáticos, Música
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