IJ: Interfaces Comunicacionais DO PALANQUE PARA A TELEVISÃO: A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL NO MARANHÃO Elthon Ranyere Oliveira Aragão (Universidade Federal do Maranhão)
ResumoO trabalho visa analisar a utilização da mídia durante as eleições municipais de 2008 em Pinheiro, Maranhão. A pesquisa foi feita durante a campanha política com a coleta de materiais impressos e recursos audiovisuais. Posteriormente, foram feitas aná-lises do material coletado objetivando perceber as estratégias usadas pelos candidatos para se apresentarem no pleito e as desqualificações dos adversários. A pesquisa apon-tou uma utilização mais intensa da mídia em processos eleitorais em municípios de mé-dio porte, haja vista confecção de materiais impressos, jingles e a utilização do Horário Eleitoral Gratuito na televisão pelos candidatos. Assim, o gradual aumento do uso do marketing político em eleições municipais confirma o processo de profissionalização pelo qual a política vem passando ao longo dos anos. Palavras-chave: Eleição, Mídia, Política, Comícios, Horário Eleitoral Gratuito |