IJ: Jornalismo ASPECTOS DISCURSIVOS E A ALTERIDADE NO JORNAL NACIONAL Vanessa Sivla Oliveira (Universidade Estadual da Paraíba)
Resumo O objetivo deste estudo foi contribuir no conhecimento sobre a mídia brasileira e construção de sentidos para o telespectador. Faz-se necessário o cotejo de aspectos discursivos do Jornal Nacional em 2009 com os analisados em pesquisas anteriores (2001) e comparar se as estratégias atuais na construção das matérias continuam. O Corpus gravado selecionou duas matérias, dividido em enunciados e temas, viu-se que para sustentar o discurso o Jornal Nacional continua valendo-se da alteridade, ou seja, das falas dos entrevistados. Assim, através dos resultados não alterou as estratégias discursivas no período 2001-2009, utilizando-se da formação jornalística o entrevistado para passar a mensagem. A formação discursiva jornalística permite que o telejornal, aparentemente, exima-se da responsabilidade para ser “imparcial”.
Palavras-chave: Alteridade, Jornal Nacional, Formação Discursica Jornalística, Telejornal |