XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ07.815-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REPERCUSSÃO MIDIÁTICA DE TEMAS AMBIENTAIS

Roseli Pereira Nunes (Universidade Federal de Sergipe); Cláudia Santos de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

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A proposta deste artigo é contribuir para uma discussão acerca das relações da mídia com o meio ambiente, a partir de uma breve revisão literária. Embasar-se-á na perspectiva crítica, segundo a qual, os meios de comunicação, como integrantes de uma complexa rede industrial, atuam em função da produção de lucro e, conseqüentemente, reprodução do sistema capitalista. Neste contexto, o artigo visa relatar a abordagem da mídia com relação às temáticas ambientais. Assunto que vem ganhando importância mundial, mas que ainda está aquém dos parâmetros considerados ideais. É preciso despertar o pensamento crítico e reflexivo mediante as informações ambientais repassadas pelos canais midiáticos, assim como preparar o leitor para a cobrança quanto à destinação adequada dos recursos, preservação e conservação do meio ambiente.

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Palavras-chave:  meio ambiente, mídia, informação
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