XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT03.865-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

'TWITTANDO': O TWITTER COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

José Pedro Miguel Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

Resumo

਍ഀ Este artigo analisa o microblog Twitter com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de sua utilização – e, por conseguinte, de outros sítios de redes sociais na Internet – no âmbito organizacional. Estudou-se a evolução da comunicação até o surgimento da microinformática e a Web 2.0 e como isso tem provocado mudanças nas organizações. No contexto do ciberespaço, essa ferramenta tem sido útil para fortalecer a imagem das organizações que a utilizam, por propiciar o contato direto com seus stakeholders, bem como uma proximidade maior. Assessorias de comunicação a têm incorporado em seus trabalhos, ampliando o sentido da utilização do microblog em ações de responsabilidade socioambiental, filantrópicas e de marketing. Dessa forma, tentou-se verificar aspectos negativos e positivos para, posteriormente, sugerir outras maneiras de utilização. ਍ഀ


Palavras-chave:  comunicação, organizações, cibercultura, internet, microblogging
਍ഀ