XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ03.881-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE ENDOMARKETING E A SUA APLICABILIDADE NA ESFERA DA COMUNIÇÃO ORGANIZACIONAL

Cláudia Santos de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe); Roseli Pereira Nunes (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O artigo tem como objetivo principal apresentado visa mostrar o endomarketing como um importante instrumento de comunicação nas organizações. Mais precisamente, será adotado o referencial conceitual que propõe que o endomarketing consiste em uma filosofia de gerenciamento com implicações estratégicas e táticas em todas as várias funções do negócio. Tal instrumento é apresentado seqüencialmente, de acordo com sua definição, importância, aplicação e por fim um exemplo da prática e uma reflexão da importância do endomarketing como um diferencial competitivo, que garante o sucesso da organização. Para tanto, a metodologia utilizada, na pesquisa bibliográfica, baseia-se no referencial teórico de artigos, textos e livros acerca do assunto. A exemplo de Kunsch, Kotler, Bekin, Gronroos, dentre outros.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, endomarketing, relação comportamental
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