IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE ENDOMARKETING E A SUA APLICABILIDADE NA ESFERA DA COMUNIÇÃO ORGANIZACIONAL Cláudia Santos de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe); Roseli Pereira Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoO artigo tem como objetivo principal apresentado visa mostrar o endomarketing como um importante instrumento de comunicação nas organizações. Mais precisamente, será adotado o referencial conceitual que propõe que o endomarketing consiste em uma filosofia de gerenciamento com implicações estratégicas e táticas em todas as várias funções do negócio. Tal instrumento é apresentado seqüencialmente, de acordo com sua definição, importância, aplicação e por fim um exemplo da prática e uma reflexão da importância do endomarketing como um diferencial competitivo, que garante o sucesso da organização. Para tanto, a metodologia utilizada, na pesquisa bibliográfica, baseia-se no referencial teórico de artigos, textos e livros acerca do assunto. A exemplo de Kunsch, Kotler, Bekin, Gronroos, dentre outros.
Palavras-chave: comunicação organizacional, endomarketing, relação comportamental |