XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT05.944-1


IJ: Comunicação Multimídia

A COMUNICAÇÃO COTIDIANA EM GTA IV: ਍ഀ ESTUDO DE AMBIÊNCIAS LÚDICAS NA REALIDADE VIRTUAL

Daniel Neves Abath Luna (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

਍ഀ

O jogo GTA IV, versão atual da série Grand Theft Auto para multiplataformas, é estudado por suas propriedades de representação das formas de comunicação cotidiana transmutadas para a realidade simulada do game. Verificamos conceitos do campo lúdico (Johan Huizinga, 1999), bem como contribuições a respeito da função de representação da realidade por parte dos videogames (Jacques Brancher, 2009) a partir da noção de textualização do mundo da vida (Luís Nogueira, 2009). Nosso intuito é verificar as possibilidades de estudo sobre jogos como GTA IV, enquanto artefatos midiáticos de representação de realidades cotidianas, tais como espaços sociais, meios de comunicação, contextos socioculturais e formas de relacionamento.
਍ഀ


Palavras-chave:  Cotidiano, GTA IV, Lúdico, Realidade virtual
਍ഀ