IJ: Comunicação Multimídia
DO ANONIMATO À FAMA: UMA ANÁLISE DOS PERFIS DE PESSOAS QUE SE TORNARAM CONHECIDAS ATRAVÉS DO TWITTER
Katiana Ramos de Aguiar (Universidade Federal da Paraíba); Emilayne da Silva Souto (Universidade Federal da Paraíba)
Resumo“What’s happening?” Com esta pergunta o microblog Twitter vem conquistando o
mundo e milhares de usuários. A partir da perspectiva da comunicação mediada pelo
computador, o objetivo deste artigo é analisar a ascensão dos “famosos do Twitter”, ou
seja, daquelas pessoas anônimas, sem vínculos com a grande mídia, que ficaram
conhecidas e são reconhecidas através do microblog. Por meio da análise de três perfis
selecionados, traçamos um panorama geral de como a interação multimídia em redes
sociais na Internet pode se tornar um canal para alcançar a fama e como os atores
sociais aqui analisados mantêm esse status através de seus discursos.
Palavras-chaves: Twitter; fama; multimídia
Palavras-chave: Fama, Multimídia, Twitter |