IJ: Comunicação Multimídia FOTOGRAFIA ONLINE: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PIAUÍ PHOTO CLUBE NO FLICKR Irina Coelho Monte (Universidade Federal do Piauí); Orlando Maurício de Carvalho Berti (Universidade Federal do Piauí)
ResumoCom o surgimento da web 2.0 e a popularização da fotografia digital, a participação do usuário em sítios na internet que hospedem exclusivamente fotos e vídeos cresceu significativamente. A partir dessa observação, o presente trabalho, tem como finalidade entender como o grupo Piauí Photo Clube (PPC) utiliza o Flickr (www.flickr.com) para a divulgação do trabalho fotográfico piauiense. O procedimento metodológico aplicado ao estudo foi á análise quantitativa e qualitativa, por meio do estudo de caso, baseado na observação direta da página do grupo na internet durante o período de 11 a 21 de novembro de 2009. Além das informações colhidas através dos dados estatísticos e o uso das ferramentas disponíveis aos usuários da rede social Flickr.
Palavras-chave: Fotografia, Redes Sociais Online, Flickr, Piauí Photo Clube, Piauí |