IJ: Comunicação Multimídia A INDÚSTRIA DE CONTEÚDO FRENTE À CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA: O CASO DA RÁDIO WEB. Catia Cilene dos Santos (Universidade Federal de Sergipe); Roseli Pereira Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoA proposta deste artigo é analisar as problemáticas implícitas no surgimento das rádios webs, uma vez que, apesar de ampliar a possibilidade de uso por diferentes estratos sociais, a maior visibilidade desta nova forma de comunicação se mantém centrada nos grandes grupos comerciais. Mediante a análise de referencial teórico acerca do surgimento e utilização da internet, será feita uma breve digressão à presença do rádio na rede mundial de computadores. Contudo, ressalta-se que somente a técnica não é suficiente para mudar o modelo de comunicação vigente. Pois, para isto, a tecnologia tem que está ligada a um profundo movimento de mudança, o que, no entanto, ainda não perfaz a realidade da sociedade brasileira, onde são grandes as barreiras de acesso e manuseio dos equipamentos.
Palavras-chave: Convergência Tecnológica, Indústria de Conteúdo, Internet |