IJ: Interfaces Comunicacionais IDENTIDADE VISUAL DO TELEJORNALISTA: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE O PAPEL DO CORPO E DO FIGURINO NA APRESENTAÇÃO DOS TELEJORNAIS Agda Patrícia Pontes de Aquino (UFRN)
ResumoEste trabalho levanta pontos teóricos e conceitos que refletem questões como identidade, corpo como mídia primária, moda como cultura e como mídia, consumo simbólico de moda e de mídia e principalmente a produção de sentido gerada pelo corpo e pelo figurino dos jornalistas de televisão. Com o objetivo de fugir do senso comum e questionar em profundidade o papel do figurino no processo comunicacional dos jornalistas de televisão, o texto lança mão de autores consagrados para explicitar que a roupa não veste um suporte vazio, o corpo. Ao contrário, sendo carregado de sentido na sua malha de orientações, o corpo interage com as direções da roupa que, por sua vez, atuam como seus direcionamentos. Palavras-chave: Comunicação, Telejornalismo, Corpo, Moda, Consumo simbólico |