XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ06.1065-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

EDUCAÇÃO E CINEMA NACIONAL: A EDUCOMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DA LITERATURA BRASILEIRA.

Arclebiana Paula Alencar Pereira (Universidade Estadual da Paraíba); Robéria Nádia Araujo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

RESUMO

No século atual, as concepções de educação e o papel dos docentes sofrem alterações significativas em razão das novas tecnologias. O novo cenário advém, sobretudo, do fato de os docentes recusarem o papel de transmissores do conhecimento para assumirem a posição dialógica de mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, os novos tempos propiciam ferramentas e estratégias geradoras de novas interações multidisciplinares. Nessa perspectiva, a vertente teórica da Educomunicação entende os espaços educativos como ambientes privilegiados de comunicação e novos saberes. Nesse sentido, este artigo, derivado de uma pesquisa em andamento para conclusão do curso de comunicação, sugere a utilização de filmes nacionais em sala de aula, inspirados em obras literárias brasileiras, a fim de dinamizar as potencialidades do ensino de literatura, mobilizando o ato de aprender.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Educomunicação, Literatura Brasileira, Cinema Nacional, Educação
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