XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT01.1067-1


IJ: Jornalismo

O PHATOS COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA NAS REPORTAGENS DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE A CAMPANHA PELAS DIRETAS JÁ

Rosane Martins de Jesus (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Considerando Patrick Charaudeau(2006) para quem a mídia está sempre em busca de tocar e envolver o leitor, buscou-se mostrar, neste artigo, como a Folha de S.Paulo se utilizou da "patemização" como estratégia discursiva para tocar o leitor, durante a Campanha pelas Diretas Já. Tendo como referência metodológica, a análise do discurso da tradição francesa, foram analisadas oito reportagens sobre a Campanha, publicadas pela Folha, no período de 24 a 26 de abril de 1984. A partir da análise, verificou-se que o jornal recorreu frequentemente ao phatos como recurso de aproximação do leitor e envolvimento deste com a temática, bem como se utilizou de outras estratégias discursivas, tal como a construção de um ethos amigável.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Jornalismo, estratégias discursivas, phatos
਍ഀ