XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT01.1148-1


IJ: Jornalismo

JORNALISMO E JORNALISTAS EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS DO PÓS-FORDISMO E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATIVIDADE PROFISSIONAL.

Vinícius Ramos Bezerra (Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos e Faculdade Vale do Ipojuca); Verônica Almeida de Oliveira Lima (Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos)

Resumo

A proposta de pesquisa que aqui se apresenta tem caráter exploratório e objetiva entender as mudanças contemporâneas na rotina do profissional de jornalismo, levando em conta suas práticas cotidianas e condições de trabalho diante do regime de acumulação flexível e das novas tecnologias digitais de produção de linguagem. Acreditamos que haja relação entre a dinâmica capitalista pós-fordista e as novas ferramentas de comunicação introduzidas na vida profissional do jornalista. Esses dois pontos específicos afetaram diretamente não só o processo produtivo, mas criaram um novo tipo de trabalho e, consequentemente, um novo perfil de trabalhador, agora multimídia e preocupado não apenas com a audiência, mas também com os percursos midiáticos dessa audiência.


Palavras-chave:  jornalismo, multimídia, pós-fordismo
਍ഀ