XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT01.1258-1


IJ: Jornalismo

CONTRATO POPULAR: UMA ANÁLISE DO CONTRATO DE LEITURA NAS CAPAS DE ANAMARIA E VIVA!MAIS

Natália Raposo da Fonsêca (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

Neste trabalho, analisa-se o contrato de leitura expresso nas capas de AnaMaria e
Viva!Mais a partir de modelo de análise de Verón (2004). A capa de um suporte de
imprensa é capaz de dizer muito a respeito da publicação e da relação que esta
estabelece com o leitor. Para fundamentar a análise das capas, estudou-se os conceitos
de contrato de leitura, a partir de Verón (2004); de jornalismo popular, sobretudo nas
revistas destinadas à mulher; e de imprensa feminina. Além disso, uma breve descrição
do histórico e da política editorial das revistas permite compreender melhor o contrato.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  contrato de leitura, jornalismo popular, imprensa feminina
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