XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ08.1298-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O HISTÓRICO DO JORNAL GAZETA DE ALAGOAS COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA POLÍTICA ENTRE 1934 E 1989

Anderson David Gomes dos Santos (Universidade Federal de Alagoas); Shuellen Sablyne Peixoto (Universidade Federal de Alagoas); Antônio Francisco Ribeiro de Freitas (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Estudo do jornal diário Gazeta de Alagoas, a partir da perspectiva da Economia Política da Comunicação, como instrumento de propaganda política em três fases da sua história: o processo de transição entre a criação do periódico e a aquisição por parte do jornalista Arnon de Mello; a posição do meio em relação ao golpe militar de 1964 e suas consequências para a imprensa; e a cobertura da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Melo para Presidência da República em 1989.


Palavras-chave:  Gazeta de Alagoas, instrumento político, Economia Política da Comunicação, comunicação
਍ഀ