XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT05.1397-1


IJ: Comunicação Multimídia

JOGO E MULTIMÍDIA: ESTRATÉGIAS DE DIVERSÃO NO GTA - SAN ANDREAS

Daniel Neves Abath Luna (Universidade Federal da Paraíba); Thiago de Andrade Marinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

O GTA - San Andreas, lançado pela Rock Star Games para a plataforma Playstation 2, na versão 2005 para computador, é estudado em suas estratégias de diversão, no âmbito da comunicação multimídia entre usuário e videogame. Alvos de interesse: linguagem audiovisual, perfil de personagens, configuração de ambientes, musicalidade etc. O conceito de jogo e jogos computacionais (João Ranhel, 2009), acrescido por questões sobre jogar ou não jogar (Marcus Bastos, 2009), constituem contribuições. Sobre a diversão: o homo ludens antecede a cultura (Johan Huizinga, 1938). O prazer primitivo que decorre do jogo é ser o vencedor e poder se gabar aos outros sobre a própria vitória aumenta este prazer. Dentre as estratégias de diversão nos chama atenção: o "código secreto" que é acionado para trapacear a própria regra do jogo.


Palavras-chave:  multimídia, GTA - San Andreas, jogo, diversão
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