IJ: Comunicação Audiovisual MUTAÇÕES NA CULTURA MIDIÁTICA RADIOFÔNICA: ഀ
A NOVA PRÁXIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS.ഀ
Elton Bruno Barbosa Pinheiro (Universidade Federal da Paraíba); Olga Maria Tavares da Silva (Universidade Federal da Paraíba)
ResumoNesse estudo, refletimos analiticamente sobre a mídia rádio a partir da inserção do suporte digital em suas transmissões. Essa inovação de caráter tecnológico provoca mutações na cultura midiática radiofônica e sugere uma nova práxis na produção de seus conteúdos. Analisamos as tendências e as características dos futuros conteúdos e linguagem radiofônica, assim como suas relações com aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos, partindo do exame das possibilidades oferecidas pelos padrões técnicos de transmissão ainda em fase de testes no Brasil. Destacamos que, além de valorizar a criatividade, a variedade e a noção de polifonia, tais conteúdos deverão dialogar com os saberes compartilhados e os diferentes aspectos da interatividade, elementos cada vez mais próximos do público jovem inserido na nova cultura midiática.
Palavras-chave: Rádio Digital, Cultura Midiática, Produção de Conteúdos, Interatividade |