XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.1401-1


IJ: Comunicação Multimídia

O ESPETÁCULO DO COTIDIANO NOS REALITY SHOWS: “A FAZENDA” NA TELEVISÃO E “BIG BROTHER BRASIL” NO TWITTER

Thaís Jorge de Freitas (Universidade Federal do Ceará); Riverson Rios (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

਍ഀ ਍ഀ ਍ഀ

O presente artigo visa fundamentalmente analisar o processo de espetacularização cotidiana dos Reality Shows e sua ligação com dois tipos de mídias: a televisão e a Internet. Investigaremos o caráter híbrido de seu formato, que mistura situações reais e nuances de ficcionalidade. Além das circunstâncias de surgimento dos Reality Shows, este artigo discute ainda a performance de A Fazenda na televisão, e analisa seus elementos de sedução, tais como suas implicações no cotidiano dos telespectadores. Além disso, traçaremos uma análise da cotidianidade presente na rede social Twitter, que tem se tornado um verdadeiro reality show da era digital, ao trazer informação sobre o Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo.


Palavras-chave:  espetacularização, Reality Shows, A Fazenda, Big Brother Brasil
਍ഀ