IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania CONSUMO DE MÍDIA E LEITURAS DA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: UM ENFOQUE DE GÊNERO Monyse Ravenna de Sousa Barros (Universidade Federal do Ceará)
Resumoഀ
O artigo analisa os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o olhar das crianças sobre a qualidade da programação televisiva, tendo como recorte as diferenças na avaliação de meninos e meninas de duas cidades do interior cearense sobre a TV e o sistema de classificação etária. A relação estabelecida entre os adolescentes e as mídias também é discutida, com ênfase na televisão. O recorte de gênero foi priorizado na análise dos dados. Neste artigo, a proposta é refletir sobre as diferenças no consumo de mídia televisiva feito por meninos e meninas. A análise revela que a especificidade de gênero se impõe no processo de escolha dos horários em que geralmente assistem TV e no tipo de programa escolhidoഀ
Palavras-chave: classificação indicativa, consumo, gênero, televisão |