XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ07.1424-2


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

CONSUMO DE MÍDIA E LEITURAS DA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: UM ENFOQUE DE GÊNERO

Monyse Ravenna de Sousa Barros (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

਍ഀ O artigo analisa os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o olhar das crianças sobre a qualidade da programação televisiva, tendo como recorte as diferenças na avaliação de meninos e meninas de duas cidades do interior cearense sobre a TV e o sistema de classificação etária. A relação estabelecida entre os adolescentes e as mídias também é discutida, com ênfase na televisão. O recorte de gênero foi priorizado na análise dos dados. Neste artigo, a proposta é refletir sobre as diferenças no consumo de mídia televisiva feito por meninos e meninas.  A análise revela que a especificidade de gênero se impõe no processo de escolha dos horários em que geralmente assistem TV e no tipo de programa escolhido਍ഀ


Palavras-chave:  classificação indicativa, consumo, gênero, televisão
਍ഀ