IJ: Comunicação Multimídia APROXIMAÇÕES ENTRE ESPAÇO PÚBLICO URBANO E CIBERESPAÇO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Ieda Maria Menezes Tourinho (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoO espaço público urbano pós-moderno é marcado pela ascensão da cultura urbana, o qual reflete o sujeito fragmentado, a reconfiguração do espaço público urbano presencial no ciberespaço. Esse artigo é uma revisão de literatura baseada em pesquisas sobre comunidades virtuais relacionadas à ocupação do espaço urbano e em leituras sobre cibercidades (LEMOS, 2004), espaços públicos urbanos (CERTEAU, 1994; LEITE, 2004; 2009) e identidade (CASTELLS, 2004; COSTA, 2002; HALL, 2006). No entanto, o estudo mostra que a reconfiguração do espaço público urbano no ciberespaço não é eficaz, visto que há baixa participação dos membros nessas comunidades virtuais. Elas são utilizadas, na maioria das vezes, para divulgar a programação de eventos artísticos, isto é, servem como extensão dos mass media e de sites noticiosos.
Palavras-chave: Cibercidades, espaço público urbano, identidades, Orkut |