IJ: Comunicação Multimídia COMUNICAÇÃO-MIDIÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A SOCIALIDADE EM MICHEL MAFFESOLI Antônio Vital Menezes de Souza (Universidade Federal de Sergipe); Vinicius Silva Santos (Universidade Federal de Sergipe)
Resumoഀ
Neste trabalho o conceito de socialidade tem lugar de destaque. Exploramos a heurística de seu significado, analisando-a através de seus traços fenomênicos na cultura contemporânea. No primeiro momento, apresentamos o conceito de socialidade na sociologia compreensiva de Michel Mafessoli. No segundo momento, descrevemos o contexto sociopolíticos em que se insere e se desenvolve o conceito como fenômeno ético-polílito. Os principais autores para o desenvolvimento do tema são: MAFESSOLI (2007; 1998; 1999), BAUDRILARD (2006), COSTA (2003), JENKINS (2009), LÉVY (1999). Por fim, acreditamos na relevância de tais reflexões como políticas de sentido capazes de mais bem explorar o cenário ambíguoem que nos movemos. ഀ
Palavras-chave: comunicação, socialidade, sociologia compreensiva |