XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT04.1572-1


IJ: Comunicação Audiovisual

PROGRAMA CASÉ: RÁDIO, INOVAÇÃO E COTIDIANO

Michele Wadja da Silva Farias (UFCG)

Resumo

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O rádio no Brasil foi durante décadas um dos maiores símbolos de modernidade. Em 1932, surge no Rio de Janeiro o Programa Casé, considerado um marco na programação radiofônica no país. O programa foi o primeiro a introduzir a música popular brasileira no rádio, assim como as radionovelas, rádio-teatro e programas interativos. O Programa Casé também foi pioneiro na criação dos primeiros jingles, comerciais em forma de música, além de outros recursos técnicos utilizados até hoje como o background, ou música de fundo e a sonoplastia. Este artigo discute a influência do programa no imaginário popular carioca, no início do século XX, a partir da perspectiva da História Cultural interagindo de forma interdisciplinar com os Estudos de Recepção.  O presente trabalho se propõe a analisar as possíveis mudanças de sociabilidade e sensibilidade, no cotidiano dos ouvintes da época.


Palavras-chave:  jingles, Programa Casé, rádio, história da comunicação
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