XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:PE04.859-1


CATEGORIA: Design gráfico (avulso)

DIÁRIOS TELÚRICOS - A ORIGEM DAS IDEIAS

Larissa Moreira Nogueira (Universidade de Fortaleza); Izabelly de Souza Marques (Universidade de Fortaleza); Pedro Eduardo Macêdo Parente (Universidade de Fortaleza)

Resumo

O profissional da área de design é constantemente desafiado a criar produtos de estética agradável cujas características de forma e função dialoguem entre si e completem uma a outra. O portfolio da Agencia Experimental de Publicidade do Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade de Fortaleza tem como objetivo apresentar uma visão de como funciona o método de criação de um profissional do ramo. A partir desse conceito e recuperando a narrativa criada em 2009 pela agencia para apresentar a si própria, o departamento de produção gráfica da agencia concebeu um produto gráfico em formato de sketchbook (diário ou caderno de anotações). Lançando mão de técnicas de produção artesanal de livros e de estilos diferenciados de tipografia e ilustração, desenvolveu-se um produto que representa em sua forma e conteúdo os processos de experimentação e criação.


Palavras-chave:  personalização, portfolio, processo criativo, produção gráfica, sketchbook