XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ04.2-1


DT: Comunicação Audiovisual

REFERÊNCIA VISUAL DO QUADRO "OS AMANTES", DE RENÉ MAGRITTE, DENTRO DO MERCADO AUDIOVISUAL POTIGUAR

Rafaela Bernardazzi Torrens Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O trabalho propõe reafirmar a semiótica dentro do audiovisual como principal elemento para interpretação de conteúdo ao fazer uma interpretação de uma peça publicitária produzida pela Grito Anime, dirigida por Edu Ferr e voltada para o lançamento do livro de Patrício Jr. intitulado "A Cega Natureza do Amor", com o quadro "Les amants"4 do pintor surrealista René Magritte. Dessa forma passando pela livre interpretação de conteúdo visual, ligado a estudos, principalmente, de Jacques Aumont e Maria Lucia Santaella Braga, onde será debatida a importância da interpretação de conteúdo usando informações históricas agregadas ao produto, uma vez que a interpretação de uma obra audiovisual carrega uma leitura semiótica juntamente com seus valores históricos e, dessa forma, afirmar a interpretação.


Palavras-chave:  audiovisual, conteúdo, semiótica, mercado potiguar, Magritte