XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ04.6-1


DT: Comunicação Audiovisual

A INTENCIONALIDADE FOTOJORNALÍSTICA NAS CAPAS DAS EDIÇÕES 2153 E 2161 DA REVISTA VEJA

Vanessa Paula Trigueiro Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Itamar de Morais Nobre (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Analisa-se, através da semiótica, a intencionalidade da produção de sentido das imagens fotojornalísticas de duas capas da revista Veja, publicadas durante o processo eleitoral de 2010, nas edições de 24 de fevereiro de 2010 (edição 2153) e 21 de abril de 2010 (edição 2161), respectivamente fotografias dos candidatos à presidência da República do Brasil, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), e José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A intencionalidade fotográfica é um recurso que pode ser utilizado na produção de sentido, quando se deseja articular a organização de códigos culturais em um documento visual, como no caso em questão, a fotografia jornalística, a fim de conduzir o leitor ou interpretante para o entendimento de uma mensagem com denotações previamente elaboradas ou definidas.


Palavras-chave:  Intencionalidade, Fotojornalismo, Fotografia, Semiótica, Revista Veja