XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.86-1


DT: Publicidade e Propaganda

SEU DINHEIRO EM NOME DE DEUS. ANÁLISE CRÍTICA DA PERSUASÃO COMERCIAL NAS IGREJAS

Elaíze Eduarda Macena da Silva Alves (Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte Convênio Gama Filho); Ligyane Tavares dos Reis (Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte)

Resumo

A pesquisa aborda o uso de técnicas de persuasão com finalidades comerciais por parte das igrejas no cotidiano e suas causas e consequências. Com estudo e análise crítica geral, também, sobre signos, símbolos, arquétipos, focando na religião e a forma como ela é aplicada dentre os fiéis religiosos. Aspectos como a força do consumo em uma sociedade moderna, processo de significação, acepção da religiosidade para os seres humanos, indo da atuação da publicidade religiosa determinante nos processos da persuasão até a compra, seus principais motivos, suas características e os efeitos que eles têm sobre a sociedade influenciada pelo poder da igreja. Relacionando sempre citações de pesquisadores do assunto e imagens fotográficas, exemplificando o tema para um melhor entendimento da PESQUISA


Palavras-chave:  Sociedade, Persuasão, Religião, Consumo, Publicidade