XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.143-1


DT: Publicidade e Propaganda

A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM PELO MARKETING ELEITORAL EM 2010- DE JOSÉ SERRA A ZÉ SERRA

Williane Patrícia Salviano Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Vanessa Paula Trigueiro Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Com este estudo, pretende-se expor as estratégias utilizadas para construção de uma nova imagem do candidato tucano, mostrando que o atual cenário político brasileiro busca estabelecer elos emocionais com a população, em detrimento de posicionamentos ideológicos. Além disso, faz-se necessário um estudo sobre a utilização das táticas comunicacionais que tentaram estabelecer a imagem de José Serra como o candidato de todos os brasileiros. Baseando-se na análise da primeira propaganda de José Serra no Horário Eleitoral Gratuito de Televisão, o presente artigo considerou que há uma dramatização na esfera política, ajudando na construção de personagens no âmbito da disputa eleitoral e não na consolidação de um ideal partidário.


Palavras-chave:  Marketing eleitoral, Propaganda, Política, Imagem, José Serra