XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ08.150-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

MÍDIA E PODER: OS VEÍCULOS MIDIÁTICOS PERNAMBUCANOS, SEUS DONOS E CAMINHOS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO ESTADO

Anamaria Melo do Nascimento (Universidade Católica de Pernambuco); Ana Maria da Conceição Veloso (Universidade Católica de Pernambuco); Laís Cristine Ferreira Cardoso (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

A comunicação no Brasil é dominada por poucas famílias. No estado de Pernambuco, um seleto grupo de empresários e políticos detém o controle dos veículos midiáticos, demonstrando que a concentração do setor de comunicação também é uma realidade em âmbito estadual. No Brasil e em Pernambuco, a comunicação ainda é um dos setores onde a democracia é frágil. Este artigo expõe, de forma quantitativa e qualitativa, a relação entre a mídia e os empresários locais e propõe alternativas democráticas para a comunicação. Para tal, foi realizado levantamento de dados referentes aos veículos de comunicação pertencentes a políticos e grandes grupos empresariais pernambucanos, a partir de artigos científicos e de dados do site Donos da Mídia e diálogo com as teorias que abordam o assunto.


Palavras-chave:  Indústria cultural, Pernambuco, Grupos de mídia, Democratização da comunicação