XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.161-1


DT: Interfaces Comunicacionais

UMA LEITURA DA APOLOGIA DO ESTATUTO DA MAGREZA NA REVISTA VEJA

Lia Hecker Luz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Vânia de Vasconcelos Gico (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Analise qualitativa de matérias sobre dieta e busca do corpo ideal publicadas nas edições de janeiro a junho de 2005 da revista Veja. Discute-se o tema a partir de uma visão transdisciplinar das Ciências Sociais e da Comunicação Social, associando-se à pesquisa bibliográfica para referencial teórico a análise de discurso. Considerando que a mídia atua como um fator de poderosa influência no campo social, tem-se como objetivo identificar os padrões de beleza e saúde reforçados pelo discurso midiático e apresentar reflexões sobre o estatuto do corpo na sociedade moderna. Conclui-se que Veja embarca nas ondas do consumo da beleza, ao trazer duas matérias de dietas da moda, cultuando mais a busca pelo corpo magro e dentro dos padrões estéticos do que pelo necessariamente saudável.


Palavras-chave:  corpo saudável, dieta, magreza, padrões de beleza e saúde, revista Veja