XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.295-1


DT: Publicidade e Propaganda

ANÁLISE DO DISCURSO DA CAMPANHA “ELLUS ELASTIC DENIM 2010”

Filipe de Oliveira Costa (Centro de Ensino Unificado de Teresina)

Resumo

O estudo ora apresentado analisa a campanha publicitária da marca Ellus, coleção "Ellus Elastic Denim 2010 – Primavera/Verão". Seus objetivos foram observar como empresa do setor de moda procura expressar sua ideologia em campanhas, sem agredir públicos potenciais compradores e analisar o minimalismo no pensamento crítico, design e formação das peças por discursos heterogêneos marcados e não marcados. Sua metodologia de pesquisa foi análise do discurso, baseada em teorias de Bakhtin, Foucault e Fiorin e outros pensadores da Publicidade. Resultou-se concluir que Ellus é empresa consolidada por, ao abranger recursos fotográficos e textuais, ter seguido à risca, desde seu início, sua ideologia e por refletir implicitamente, nas suas campanhas, a segmentação de seu público alvo e a busca de compradores em potencial.


Palavras-chave:  análise do discurso, publicidade, ellus