XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.305-1


DT: Interfaces Comunicacionais

O SEXO REI, PODER E VERDADE: O ISOMORFISMO NOS PAPÉIS DE GÊNERO NOS COMERCIAIS DA BOMBRIL

Josenildo Soares Bezerra (Universidade Potiguar)

Resumo

Este estudo pretende discutir o isomorfismo sexual nos comerciais da Bombril que tem como última campanha a AME (Associação das mulheres evoluídas). Os filmes mostram mulheres masculinizadas desenvolvendo papéis socialmente atribuídos ao homem, tais como: brutalidade, vestimentas, tom de voz, posturas. Para a discussão ora suscitada, temos Laqueur (2001) acerca do isomorfismo sexual explicitado ainda no século XXI e anulação do feminino; questões acerca do poder e da verdade, noções Foucaultianas (1993, 1996) mostrando que tais discursos produzem verdades e relações de poder-saber acerca desses corpos masculinizados, assim como políticas dos corpos; a discussão do sexo social e da plasticidade dos corpos e performances temos Bento (2006). O método utilizado foi a partir da análise dos comerciais da Bombril, na campanha AME.


Palavras-chave:  Verdade, Masculinidade, Isomorfismo, Performance, Bombril