XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.307-1


DT: Publicidade e Propaganda

OS SITES DE COMPRAS COLETIVAS MOLDANDO(-SE) (A)O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Danielle Cândido da Silva Nascimento (Centro de Ensino Superior de Maceió)

Resumo

Os sites de compras coletivas transformaram o modo de consumo e apresentam números crescentes para os negócios. Por influência do mercado ou necessidade dos consumidores de diferentes gerações (X, Y Z), o ambiente web é a mais nova vitrine virtual que proporciona comodidade e preço baixo. Nesse contexto, o presente artigo reflete sobre a cultura do consumo, abordada por Zygmunt Bauman e Don Slater, bem como o comportamento do consumidor mediante o fascínio pelas promoções e a relação com a Teoria do Gosto, aclarada por Pierre Bourdieu. Essas reflexões utilizam-se do método teórico-reflexivo, e o case Descontão Arretado (AL) proporciona uma visão prática-descritiva dessa crescente ferramenta no mercado atual.


Palavras-chave:  cultura do consumo, comportamento do consumidor, ambiente web, sites de compras coletivas, Descontão Arretado