XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.312-1


DT: Comunicação Multimídia

O IMPACTO DO CROWDSOURCING NO JORNALISMO: PLATAFORMAS COLABORATIVAS COMO FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO

Eloy Santos Vieira (Universidade Federal de Sergipe); Joanne Santos Mota (Universidade Federal de Sergipe); Mairon Hothon do Nascimento Torres (Universidade Federal de Sergipe); Monique Cristine Garcez Barros (Universidade Federal de Sergipe); Ruan Ramon Barreto de Melo (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

A primeira década do século XXI assiste a uma explosão do avanço das tecnologias da informação, especialmente da internet e de suas possibilidades. No que se refere aos veículos de fonte aberta, pode-se notar o aumento de atores envolvidos no processo. Apesar de não ser recente, a colaboração, interação e participação do leitor na produção jornalística marcam uma mudança significativa do fazer jornalismo. O crowdsourcing, por exemplo, pode ser uma ferramenta estratégica na disseminação dos conteúdos nas mídias sociais. Deste modo, o paper, que é resultado de um trabalho realizado na disciplina de Laboratório Jornalismo Online I, discutirá o movimento dos conteúdos jornalístico na rede, e como o jornalismo colaborativo e o participativo se inserem neste debate.


Palavras-chave:  jornalismo online, jornalismo participativo, jornalismo colaborativo, crowdsourcing, plataformas de colaboração