XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT04.330-1


DT: Comunicação Audiovisual

O RÁDIO COMO POTENCIALIZADOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFORMAL:UMA INVESTIGAÇÃO DO PROGRAMA “O MEIO AMBIENTE NO COTIDIANO”DA RÁDIO UFS

Matheus Pereira Mattos Felizola (Universidade Federal de Sergipe); Raquel Marques Carriço (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O trabalho visa tecer considerações sobre a utilização de temas relacionados com a questão ambiental como estratégia educativa, em especial para o campo da educação ambiental informal. O estudo passa pela experiência laboratorial,  de um projeto de extensão intitulado "O meio ambiente no cotidiano: educação ambiental na Rádio UFS".  Sabendo-se que a educação ambiental é uma das mais importantes armas na discussão emergente da sustentabilidade, foi idealizada esta pesquisa, que com  o uso de ferramentas da análise de discurso investigou os spots ambientais veiculados, bem como o formato do "ambientalismo" em tela, como apoiado por Viola. Com o desenvolvimento dos estudos foi possível concluir que os spots tendenciosamente tocam em aspectos globais e que o discurso predominante do material estudado está apoiado nas visões preservacionistas e sócio ambientalistas.


Palavras-chave:  Ambientalismo, educação ambiental, rádio, sustentabilidade