XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.332-1


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O POPULAR NA CONSTITUIÇÃO DA MARCA DA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA MARCA DOS GOVERNOS DE CÍCERO ALMEIDA FRENTE À PREFEITURA DE MACEIÓ

Manoella Maria Pinto Moreira das Neves (Universidade Federal de Alagoas); Marcos Leonardo da Silva Pinto Moreira (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O artigo é de caráter exploratório e apresenta como tema a questão da intensificação da necessidade da formar uma imagem conceitual na política contemporânea. Chamando esta imagem conceitual viva, de marca e considerando-a como signo ideológico chega-se a análise da marca dos governos de Cícero Almeida, na Prefeitura de Maceió (2004 – 2008 e 2009-2012). A partir dela tentamos fazer pontualmente um exercício de análise do sujeito político Almeida, e um resgate do cenário político de Maceió, possibilitando evidenciar, nas gestões em questão, o popular e as significações que esta concepção ganha/recebe quando consideramos as rupturas que geram constância na política de Alagoas e em particular na capital deste estado.


Palavras-chave:  Marca da Política, Popular, Governo Municipal, Cícero Almeida