XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.356-1


DT: Publicidade e Propaganda

A INFLUÊNCIA DO CINEMA NA CRIAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA: A INTERTEXTUALIDADE NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA DA MARCA ELOETH

Marina Vivan Araldi (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Este artigo pretende analisar a influência do cinema, utilizado como referência em peças publicitárias e a intertextualidade entre as duas áreas. Para a análise, foram selecionadas quatro peças publicitárias, para mídia outdoor, da marca de moda íntima Eloeth, que referenciam elementos de filmes musicais de sucesso. Com a análise, almejou-se identificar qual a mensagem principal que as peças desejam informar, por meio das referências cinematográficas utilizadas. Para identificar os significados dos elementos, foram feitas análises das mensagens plásticas, icônicas e linguísticas das peças, quando presentes, a partir dos estudos sobre imagem realizados por Joly (2005). Por meio das análises foi possível compreender a mensagem principal que cada uma delas pretendia passar para o público almejado, com a utilização de clássicos do cinema musical como referência.


Palavras-chave:  Cinema, Publicidade, Propaganda, Intertextualidade, Criação