XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ03.400-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA PROMOÇÃO DE UM NOVO CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL– CASO CHESF

Aline de Lira Paixão (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

O trabalho aperfeiçoou os serviços prestados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Chesf, promovendo uma mudança na cultura da organização e agregando valor ao negócio da empresa,. Dessa forma, foi fundamental  uma comunicação interna eficiente que perpassasse o cliente, o público interno, como outros envolvidos no processo. O esforço consistiu em tomar medidas dentro do Departamento de Relações Comerciais, órgão que comercializa a energia da empresa e lida com os clientes da Companhia, relacionando  conceitos como marca, pesquisa de mercado, responsabilidade social, fidelidade do cliente externo e marketing interno.


Palavras-chave:  Marketing, Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Cliente Externo, Cliente Interno