XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.403-1


DT: Publicidade e Propaganda

DA NEGAÇÃO AO ACEITE: A PUBLICIDADE COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ACEITAÇÃO/MERCANTILIZAÇÃO DA MORTE

Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

A morte existe em todas as sociedades humanas desde o início dos tempos, mas no ocidente ninguém quer falar sobre ela. A cultura ocidental criou um espectro de temor em torno da morte, negando-a. Paradoxalmente, a mesma sociedade faz com que a morte seja aceita, mas sob o viés do consumo. Nesse sentido, a publicidade atua como mediação desse processo de aceitação/comercialização, pois funciona para vender produtos e serviços funerais. Para entender como se dá esse processo de mercantilização da morte, este artigo analisa um outdoor de um cemitério de Maceió/AL à luz da Análise do Discurso pecheutiana, do Materialismo Histórico e da Publicidade e Propaganda. A partir da análise do cartaz, foi possível compreender que a ideologia dominante materializada nas “publicidades fúnebres” faz valer interesses capitalistas, dentre eles a produção de lucro a partir do comércio da morte-mercadoria.


Palavras-chave:  discurso, morte, mercadoria, publicidade, capitalismo