DT: Publicidade e Propaganda DA NEGAÇÃO AO ACEITE: A PUBLICIDADE COMO MEDIADORA
DO PROCESSO DE ACEITAÇÃO/MERCANTILIZAÇÃO DA MORTE
Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
ResumoA morte existe em todas as sociedades humanas desde o início dos tempos, mas no ocidente ninguém quer falar sobre ela. A cultura ocidental criou um espectro de temor em torno da morte, negando-a. Paradoxalmente, a mesma sociedade faz com que a morte seja aceita, mas sob o viés do consumo. Nesse sentido, a publicidade atua como mediação desse processo de aceitação/comercialização, pois funciona para vender produtos e serviços funerais. Para entender como se dá esse processo de mercantilização da morte, este artigo analisa um outdoor de um cemitério de Maceió/AL à luz da Análise do Discurso pecheutiana, do Materialismo Histórico e da Publicidade e Propaganda. A partir da análise do cartaz, foi possível compreender que a ideologia dominante materializada nas “publicidades fúnebres” faz valer interesses capitalistas, dentre eles a produção de lucro a partir do comércio da morte-mercadoria.
Palavras-chave: discurso, morte, mercadoria, publicidade, capitalismo |