XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.407-1


DT: Interfaces Comunicacionais

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM PROJETOS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Luana Amorim Gomes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do processo de formação para crianças e adolescentes que participam de projetos de comunicação e educação em ambientes considerados formais ou em outras instâncias educomunicativas. Para esta discussão optamos pela metodologia de análise bibliografia de autores como, por exemplo, Soares, Fantin e Kaplún que, ao longo dos anos, vêm desenvolvendo relevantes pesquisas nesta área. Para situar a discussão optou-se por fazer um resgate de alguns conceitos acerca do termo educomunicação e novas propostas de terminologia, estudadas por Miranda, Sampaio e Lima e ainda a dialogicidade presente entre a comunicação e a educação. Após uma contextualização teórica acerca do diálogo entre a comunicação e a educação, o artigo traz para a discussão a importância do desenvolvimento da criticidade dos educandos no processo de oficinas de formação.


Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Educomunicação, Criança, Adolescente