XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.439-1


DT: Interfaces Comunicacionais

CONSUMO E PUBLICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DA MENSAGEM PUBLICITÁRIA.

Adson Lima Nobre (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Resumo

Considerando as diversas transformações socioculturais e econômicas que separam o século XX do início do XXI, propõe-se uma análise da recepção da mensagem publicitária e dos aspectos do consumo na sociedade contemporânea marcada, entre outros aspectos, pela diversificação dos canais de comunicação, trazendo novos paradigmas para os profissionais dessa área. Esse estudo se apoia em uma pesquisa empírica, realizada por meio de grupo focal, na qual se discutiu a forma como as mensagens publicitárias são interpretadas, em um espeaço social marcado pela interação de diferentes culturas e pelo crescente número de usuários de internet e redes sociais.


Palavras-chave:  consumo, publicidade, contemporaneidade, recepção, interatividade