XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.441-1


DT: Comunicação Multimídia

DE TELESPECTADORES PARA ESPECTADORES COLABORATIVOS: O MODELO NARRATIVO NA CONVERGÊNCIA E SEUS NÍVEIS DE CONSUMO

Alan Mangabeira Mascarenhas (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A emergência da convergência de conteúdos midiáticos e plataformas provoca novos lugares de fala e de consumo do público diante de um produto cultural que se reconfigura perante a cibercultura. Neste cenário, mídias de funções massivas passam a imbricar funções pós-massivas em suas programações, resultando em produtos híbridos. Assim, observamos telespectadores dotarem de elevados níveis de consumo com aspectos colaborativos e ativista diante de séries televisivas. Buscaremos então uma reflexão acerca das movimentações iniciais do fandom após a primeira década de funcionamento da World Wide Web, analisando a série audiovisual The O.C., onde discutiremos o surgimento de novos níveis de consumo da narrativa em época de convergência.


Palavras-chave:  Cibercultura, Consumo, Convergência, Narrativa Transmidiática, Narrativa Transmidiática